27/03/2024

8ª EXPOVAL enaltece São Valentim do Sul e impulsiona sua economia

A 8ª edição da Expoval, que ocorreu entre os dias 22 e 24 de março, em São Valentim do Sul, foi um evento marcante que não só impulsionou a economia local, mas também atraiu milhares de visitantes.

Com o tema "Juntos Cultivamos Alegria", a EXPOVAL ofereceu uma variedade de atrações ao longo de três dias. Desde feira e exposições até shows empolgantes, como os talentos locais, "Badin O Colono" e o show nacional de "Hugo e Tiago" – que fez o público cantar junto as canções da dupla.
Uma das principais atrações e novidade da EXPOVAL foi a tirolesa de 230 metros de extensão, proporcionando momentos de adrenalina e diversão para os participantes. Foram mais de 700 passeios feitos em meio a bela paisagem do Lago do Parque e do seu entorno. Além disso, espaços gastronômicos diferenciados ofereceram uma ampla variedade de sabores locais e culinárias regionais, enriquecendo a experiência dos visitantes.
Apesar dos desafios logísticos enfrentados devido as dificuldades da travessia com a balsa no Rio Taquari, que limitaram o acesso ao evento, a EXPOVAL atraiu um público expressivo de 27 mil pessoas, demonstrando seu papel crucial na promoção da cidade e no estímulo ao turismo local. Entre as dificuldades na balsa, foi a demora para a sua travessia, formando longas filas e obrigando turistas a retornarem após aguardarem longos períodos.
Na cerimônia de abertura oficial, na sexta, dia 22, o Secretário de Infraestrutura do Estado, Juvir Costella, comprometeu-se a reconstruir a ponte até o final do atual mandato do Governo do Estado, visando melhorar a infraestrutura e facilitar o acesso entre a Serra Gaúcha e o Vale do Taquari.
A Comissão Organizadora celebrou o sucesso do evento, destacando não apenas o impacto positivo na economia local, com mais de R$ 2 milhões em negócios fechados, mas também a oportunidade de fortalecer os laços comunitários e promover a cultura regional.
A 8ª EXPOVAL reafirma-se como um evento que não só promove São Valentim do Sul como destino turístico, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e cultural da região, proporcionando momentos inesquecíveis para todos os envolvidos.