Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

"A origem do nome deve-se à devoção religiosa comunitária em homenagem a São Valentim. A escolha fixou-se como São Valentim do Sul, pois já existia um município com o primeiro nome.

Antigamente, o local era chamado de Pinhal Alto, devido à grande quantidade de araucárias que existiam na localidade.

Conta a lenda que por volta da década de 50 do século XIX, um homem chamado Pimentel saiu de Bom Jesus em busca de suas filhas, que, segundo ele próprio afirmava, haviam sido sequestradas por índios. Após muita procura, ele chegou a um pequeno povoado às margens do início do rio Taquari. Cansado, Pimentel fez uma promessa a Santa Bárbara, e suas filhas foram encontradas. Em agradecimento, sugeriu que o povoado passasse a se chamar Santa Bárbara a partir de 1850.

Os primeiros habitantes de Santa Bárbara, portanto, foram povos indígenas do grupo Gês, da linha Kaigangs. Os jesuítas Ximenez e Soares estiveram no povoado por volta de 1635 para catequizar essa população nômade.

A primeira denominação de São Valentim do Sul, foi Pinhal Alto, devido ao grande número de pinheiros na região. Pinhal Alto abrangia inicialmente a Fazenda Fialho, Azambuja, Marco de Pedra e o núcleo sulvalentinense, que foram se desmembrando com o crescimento da população e a construção de novas Capelas.

Com o tempo e o aumento da população e da fé católica, foi construída a Capela de São Valentim. Em 1945, a igreja foi elevada à condição de paróquia, e a comunidade passou a ser chamada por muitos de São Valentim do Pinhal Alto. Entretanto, mais tarde, como forma de resumir, era chamado apenas de São Valentim, esquecendo-se de Pinhal Alto. Quando o distrito se tornou município, a existência de um já denominado São Valentim fez com que o termo "Sul" fosse adicionado à nomeação da nova cidade."

( Livro São Valentim do Sul Passado e Presente - Por Fabiano Filippi Chiella e Luciane Sberse-2006)
BEM VINDOS A SÃO VALENTIM DO SUL. 

Conteúdo Rodapé