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Dica da Semana da Academia de Saúde

Saúde, Trabalho e Ação Social
30/04/2020
A dica da academia de saúde desta semana é de exercícios para fazer no degrau ou na escada de casa e, também, exercício com a cadeira.
Você pode subir e descer a escada da sua casa, sempre pisando com o pé todo no degrau. Esse exercício deve ser realizando com alguns cuidados:

Se você é mais jovem e não possui nenhuma lesão no joelho, tornozelo e quadril, poderá realizar o exercício iniciando mais lentamente e ir aumentando a velocidade até que seu corpo aguente, ou por um tempo de 20 minutos.

Se você tem um pouco mais de idade, e possui limitações, os movimentos devem ser mais devagar, sempre respeitando o seu limite.

Lembrando que quem não tem escada em casa, pode fazer da mesma forma em um degrau.

É muito importante seguir as recomendações: esse exercício deve ser realizado após o alongamento. Ele eleva a frequência cardíaca, então é muito importante cuidar para não passar do limite. Durante o exercício a respiração deve ser controlada, inspirando pelo nariz e expirando pela boca (para conseguir aguentar mais tempo) e é indispensável a utilização de um calçado fechado para não ter o risco de cair.

Outra dica de exercício é com a cadeira. Você pode sentar e levantar da cadeira, sem utilizar as mãos, repetindo 4 vezes e contando até 20.
Cuidados que devem ser tomados: Deixar a cadeira próximo a parede para que ela não saia do lugar, respeitar seus limites e controlar a respiração.

Sentado na mesma cadeira, você pode colocar os dois pés no chão, e estender (espichar) um joelho sem tirar a coxa da cadeira, e o mais importante, não fazer o movimento rápido, para não prejudicar a articulação do joelho. Você pode repetir o exercício 4 vezes de 30 em cada perna fazendo o movimento bem devagar.

Após, a pratica dos exercícios deve-se fazer alongamento.
Lembrando que você deve respeitar sempre seus limites, não fazendo além para não se prejudicar! Queremos saúde!

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