Notícias:


Realizado 1º Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite e 1º Clube da Bezerra de São Valentim do Sul

Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços
18/12/2019
Foi realizado no último dia 12 o 1º Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite e 1º Clube da Bezerra de São Valentim do Sul. O evento contou com a promoção da Prefeitura Municipal de São Valentim do Sul, Emater/RS-Ascar e ACIMAS, com o apoio do STR, CRV Lagoa, Sicredi, Agrozenere, Banrisul e Nutrifarma/Cepal. O Seminário teve como local o CTG Galpão do Gaitaço. A programação no turno da manhã contou com três palestras, sendo Criação Correta da Terneira Leiteira, com o palestrante Med. Vet. João Carlos da Luz ATR -EMATER-RS Regional Caxias do Sul; palestra sobre Milho para Silagem, com o palestrante Rodolfo Balestrini, promotor de vendas sementes Morgan; e palestra sobre Caracterização Racial para Bovinos de Leite, com o palestrante Med. Vet. Samuel Miguel Hilário, CRV Especialista Leite CRV Lagoa/MG.
O Prefeito Municipal Geri Angelo Macagnan destacou a importância da atividade leiteira para o município, salientando os avanços conquistados nos últimos anos. O evento contou com a presença das seguintes autoridades: Prefeito Municipal Geri Angelo Macagnan, Vice prefeito Adelar Bertuzzo, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Jandir Zieminichak, Representante da ACIMAS Moises Cavanus, Chefe Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar Sigismundo Nadir Woloszyn, Vice Presidente do STR Adeni Chenet, ATR Emater/RS-Ascar João Villa, Patrão do CTG Galpão do Gaitaço Helio Minusculi e demais autoridades. Segundo o Técnico em agropecuária da EMATER-RS, Sigismundo N. Woloszyn, o objetivo deste evento é incentivar os produtores de leite a qualificar a criação das futuras vacas, proporcionando assim animais mais produtivos e consequente maior rentabilidade aos produtores sulvalentineses.
No período da tarde foi realizado o 1º Clube da Bezerra de São Valentim do Sul, onde participaram 12 produtores, com 25 terneiras expostas, divididas pelas raças Mistas, Holandesas e Jersey, e pelas categorias de 4 a 6 meses e 6 a 9 meses. Após serem julgadas pelo Med. Veterinário Samuel M. Hilário, consagraram-se vencedoras por categoria as seguintes terneiras e produtores:
Categoria holandesa de 6 a 9 Meses campeã terneira Estrelinha, do produtor Juraci Boaro; vice campeã terneira Doralice, produtor Rafael Casagrande; em 3ª colocada ficou a terneira Monica, do produtor Fabiano Reginatto.
Na categoria Holandesa de 4 a 6 meses como campeã ficou a terneira Dandara, do produtor Juraci Boaro; a vice campeã terneira Rainha, do produtor Marcelo Baggio; em 3ª colocada a terneira Manuela, do produtor Juraci Boaro.
Na categoria Jersey 6 a 9 meses ficou como campeã a terneira Serena, do produtor Rudinei cavagnoli; a vice campeã foi a terneira Esmeralda, da produtora Graziane Tremarin; e em 3ª colocada ficou a terneira Chica, da produtora Aline Gheno;
Categoria Jersey de 4 a 6 Meses ficou como campeã a terneira Princesa, de Propriedade de Aline Gheno; vice campeã a terneira Dimi, de Propriedade de Aline Gheno e em 3ª colocada ficou a terneira Scheron, de Propriedade de Marcelo Baggio.
Na categoria Mista de 6 a 9 meses a campeã foi a terneira Tieta, do Produtor Valter Benvegnú; vice campeã a terneira Bonita, de Propriedade de Moacir Marcolin e como 3ª colocada ficou a terneira Pretinha, de Propriedade de Cristiano Zandavalli.
Na categoria Mista de 4 a 6 meses a Campeã foi a terneira Anita, de Propriedade de Marcelo Baggio; vice campeã a terneira Beliza, de propriedade de Valter Benvegnú e como 3ª colocada ficou a terneira Rubi, de Propriedade de Airton Michelon.
Foi entregue aos vencedores troféus e premiação de acordo com a classificação. A campeã ganhou uma Churrasqueira portátil , vice campeã um Conjunto de Disco com Tripé e 3ª colocada uma grelha. Todos os 12 produtores que participaram receberam um conjunto de tábua, faca e garfo para churrasco.

Voltar para notícias

Mais imagens: