Notícias:


Projeto Memória da Nossa História cada vez mais surpreendente

Educação, Cultura, Desporto e Turismo
21/10/2019
O encontro nas comunidades de Santa Bárbara e São Jerônimo, na última sexta-feira, dia 18, começou de forma bem divertida, descontraída e acolhedora. As pessoas que chegavam ao salão paroquial eram recepcionadas pelos atores caracterizados de índios, negros e italianos, passando por dentro de uma oca, que simulava uma moradia de índios. A dupla Gilmar Filipin e Neusir Alba fizeram a abertura do evento e, logo depois, a comunidade de Santa Bárbara contou a história do surgimento do lugar onde os primeiros a passarem pelo território foram os índios, padres jesuítas, negros e brancos, que protagonizaram o início daquela localidade. Também foi relatado porque o local tem como padroeira Santa Bárbara.
Igualmente a comunidade de São Jerônimo - Barra, narrou sua história. Houve também a oração (in talian) coordenada pelo Padre Moacir, pároco de Santa Tereza e Santa Bárbara.
Após encenados fatos importantes da comunidade e contemplados os aspectos da religiosidade, escola, trabalho, lazer e apresentação de objetos antigos, o encontro seguiu com o pronunciamento das autoridades e entidade parceira do projeto.
O encontro foi de grande importância, assim como os demais já realizados, para apresentar mais uma parte da história de São Valentim do Sul. De algumas pessoas reviverem memórias de suas histórias para que outras pudessem criar suas memórias também.
O Poder Público e a comissão organizadora parabenizam as comunidades de Santa Bárbara e São Jerônimo - Barra, pela participação, comprometimento e doação para a realização do projeto.

Voltar para notícias

Mais imagens: