Notícias:


Santa Catarina - Pão Duro reúne a comunidade para mais um encontro do projeto "Memória da Nossa História"

Educação, Cultura, Desporto e Turismo
03/09/2019
Na última sexta-feira, dia 30, foi a vez da comunidade de Santa Catarina - Pão Duro reunir moradores, antigos moradores e visitantes para mais um encontro do projeto "Memória da Nossa História". Com o objetivo de resgatar a memória dos antepassados, foi encenada a história que deu origem ao nome "Pão Duro", se relacionando ao pão sem fermento, que não crescia e ficava duro, contando assim a história da vida de Jacó Giacomelli, que foi uma lenda para a comunidade e, também, para o município de São Valentim do Sul. A comunidade recebeu as pessoas de forma acolhedora, com exposição dos mais variados objetos antigos pertencentes a moradores locais. De início foi narrado o histórico da comunidade e, em seguida, um grupo de músicos, entre eles moradores e antigos moradores locais, cantaram uma música que teve a composição de Jacó Giacomelli. Também foram representadas algumas atividades de lazer praticadas pelas crianças antigamente. Através de um momento de oração, que contou com a participação do Pároco Padre Guerino Piccini, foi resgatada a religiosidade dos antepassados, como as reuniões de família para rezar. Durante o encontro alguns representantes da comunidade explicaram a funcionalidade de alguns objetos antigos que estavam expostos, e outros representantes contaram algumas histórias curiosas sobre seus antepassados.
Houve também a manifestação das autoridades, que parabenizaram o envolvimento, a dedicação e a maneira acolhedora com que o público presente foi recebido. Logo após a comunidade preparou, com carinho, um delicioso cardápio para servir os participantes.
O projeto Memória da Nossa História é uma promoção da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, juntamente com as comunidades. O próximo encontro acontece no dia 13 de setembro, na comunidade São Joaquim. Os encontros se estendem até o dia 07 de dezembro, quando reunirá todas as comunidades na sede, em uma grande comemoração.

Voltar para notícias

Mais imagens: