Notícias:


VI Conferência Municipal de Assistência Social

Saúde, Trabalho e Ação Social
30/08/2019
Foi realizada na última terça-feira, dia 27, a VI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no CTG Galpão do Gaitaço e teve como tema "Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.
Conforme deliberação do Conselho Nacional de Assistência Social, objetivando favorecer o debate no processo conferencial, foi discutido e realizadas propostas em três eixos estruturantes, sendo eles:
• O Direito a Assistência Social – Direito Social: Proteção Social e Seguridade Social – Dever do Estado e Direito do Povo;
• Gestão, Execução e Financiamento da Política de Assistência Social;
• Participação & Controle Social;
Compreendendo a amplitude e dificuldades do tema, o Conselho, juntamente com a Administração Municipal, buscou o renomado palestrante e consultor Luis Roberto Möller, que possui extenso currículo, tanto em conhecimento técnico quanto vivência profissional em politicas públicas, para esmiuçar de forma clara para o Conselho e para os participantes da conferência, os temas dos 3 eixos.
As atividades da conferência iniciaram pela parte da manhã, período que foi voltado para capacitação dos conselheiros e suplentes, com amplo aprofundamento nos temas e prévia elaboração de propostas levadas, à tarde, para o grande grupo de participantes.
A conferência teve início às 13h com o pronunciamento do Sr. Prefeito Geri Ângelo Macagnan, seguido da fala do secretário de Saúde e Ação Social, Alexandre Reis Gargioni, e da vice presidente do Conselho, Nilda Casagrande. Após foi realizada uma belíssima apresentação da integrante do Grupo Novos artistas, Caroline Caio, acompanhada de seu pai Cleber. Luis Roberto deu início à palestra perpassando um breve histórico da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), chegando até a atual conjuntura da política vigente. E a partir dessa tão importante e necessária introdução, foram trazidos os temas dos eixos e as propostas elaboradas pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
Finalizando a palestra, foi solicitado aos participantes que tivessem interesse em atuar como delegados (as) representando o município na Conferência Estadual de Assistência Social, que se apresentassem voluntariamente. As delegadas escolhidas foram as seguintes: Representando a Sociedade Civil, Bianca Macedo Araldi (titular) e Loraci Woloszin (suplente); Representantes Governamentais: Suelen Maria Giongo (titular) e Marlene Weirich (suplente).
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Psicóloga Susana Almeida, parabeniza todos os conselheiros e suplentes pelo empenho e dedicação que vêm demonstrando ao longo do ano. Parabeniza, também, os usuários da Assistência que estiveram presentes, principalmente aos participantes do CRAS, salientado que grande parte do público atendido é infantil e os responsáveis estavam em horário de trabalho. Cabe enfatizar que este ano foi quebrado o recorde de participação dos anos anteriores, demostrando que, mesmo a pequenos passos, estamos conseguindo conscientizar os usuários da Assistência sobre a importância de seu papel como protagonistas dos programas, projetos e políticas públicas nos quais estão inseridos.

Voltar para notícias

Mais imagens: