Notícias:


Aos 99 anos de idade, Gentil Josefina Ficagna Pedrotti é a pessoa mais idosa do município

Saúde, Trabalho e Ação Social
19/03/2019
Completando 99 anos de idade no dia de hoje, a Senhora Gentil Josefina Ficagna Pedrotti é a pessoa mais idosa do município de São Valentim do Sul. Nascida no dia 19 de março de 1920, em São Valentim de Bento Gonçalves, Gentil é filha dos agricultores José Ficagna e Paulina Eulália Pelizari, e irmã de Maria, João, Dolores, Inês, Fiorinda e Lurdes.
Aos 27 anos de idade, casou-se com o barbeiro Saul Pedrotti, no dia 20 de setembro de 1947. Desta união nasceram seus filhos Carmelindo, Carmelinda, Clecilda, Carlos, Carmezilda e Claudiomir. Tendo dedicado sua vida aos filhos, ao esposo e à costura, Dona Gentil é costureira de mão cheia e por muitos anos foi praticamente a única costureira da cidade, sendo a responsável por realizar o sonho de várias noivas, através da confecção de seus vestidos.
Gentil reside hoje na Comunidade de Boa Vista, onde sempre foi participativa, auxiliando no desenvolvimento dos eventos locais. Mora com o filho Claudiomir Pedrotti, a nora Eliane Pedrotti e a neta Claiane Pedrotti, os quais dedicam muito de seu tempo para com o cuidado da idosa.
"A pobreza não foi dificuldade alguma, porque mesmo pobre casei, criei meus filhos, fiquei viúva e mesmo assim me divirto viajando para praia com minha filha. Gosto muito de meus netos, bisnetos e estou ansiosa pela chegada do meu tataraneto agora em maio”, conta Dona Gentil, esbanjando felicidade.
Os filhos relatam que os maiores valores deixados pela mãe são a educação e o respeito, e contam algumas curiosidades sobre Dona Gentil:
- Viajou sozinha de avião para Florianópolis para visitar seu filho;
- Tem 13 netos, 8 bisnetos e 1 tataraneto;
- Comemorou seu 99º aniversário no último domingo, dia 17, com uma grandiosa festa, onde reuniu familiares e amigos;
- Está ansiosa pela chegada dos seus 100 anos, e não revela seu segredo para chegar à longevidade;
A visita à casa de Dona Gentil foi realizada pela Assistente Social Suelen Maria Giongo e a Estagiária de Serviço Social Iriana Trivizan Vicari.

Voltar para notícias

Mais imagens: