História de São Valentim do Sul

"A origem do nome deu-se da devoção religiosa comunitária em homenagem a "São Valentim". A escolha fixou-se como São Valentim Sul pois já existe um município com o primeiro nome.
Antigamente se chamava de Pinhal Alto, devido a grande quantidade de araucárias que existiam no município.
Tem como pontos turísticos e curiosidades a Cascata do Rio Fazenda, o Parque de Eventos e possui um grande reflorestamento."


- Conta a lenda que por, volta da década de 50 do século XIX, um tal de Pimentel, saiu de Bom Jesus com a finalidade de ir em buca de suas filhas, as quais segundo ele propio afirmava, haviam sido sequestradas por índios. Após muita procura por diferentes localidades deste estado seguindo a rota dos índios, ele chega em um pequeno povoado ás margens do início do rio Taquari. Cansado de tanta procura, suplicando, este faz uma promessa, para que encontre o mais breve possivel suas filhas, invocando desta formaSanta Bábara. Sem muita espera, é neste mesmo local que suas filhas são encontradas. Em forma de agradecimento á Santa da qual era devoto, Pimentel sugere que este povoado passe a se chamar Santa Bárbara, como ficou conhecido a partir do ano de 1850.
Os primeiros habitantes de Santa Bábara foram povos indígenas.
Estes nômades pertenciam ao grupo dos Gês na linha Kaigangs. De acordo com Thomé em seu livro : "Guaporé Passado e Presente", destaca-se que por volta de 1635 os jesuítas Ximenez e Soares estiveram neste povoado com o  intuito de catequizar esta população que neste local já estabelecia. 
Calcula-se que o número  estimável desta população indígena, que procurava se instalar próximo do rio Taquari, Carreiro ou das Antas, era em torno de 1300 pessoas, que possuiam estar característicascitadas anteriormente. Com base neste cálculo de população, imagina-se tratar-se de  um número elevado pois cativou o interesse de jesuítas, que pretendiam criarreduções nesta região, sendo, portanto necessário reduzi-los.
O que nos faz pensar que estes fatos sejam verídicos é que seja provável que Santa Bárbara e outras localidades desta mesma latura do estado estavam na rota dos índios, que procuravam os campos de cima da serra do estado do Rio Grande do Sul.
A primeira denominação de São Valentim do Sul   foi Pinhal Alto. 
Isso se dá devido ao grande número de pinheiros existentes na região. Pinhal Alto abrangia, de início, a Fazenda Fialho, Azambuja, Marco de Pedra e o núcleo SULVALENTINENSE, que foram aos poucos se desmembrando com o crescimento da população e a construção de novas Capelas. 
Com o passar do tempo e o aumento de moradores e da fé católica é construida a capela de São Valentim. A comunidade vai se desenvolvendo gradativamente, tanto no sentido populacional, quanto econômico. No ano de 1945 a igreja é elevada a condição de paróquia e a comunidade passa  a se chamar por muitos SÃO VALENTIM DO PINHAL ALTO
Mais tarde, como forma de resumir e segundo relatos de moradores, era mais facil dizer somente SÃO VALENTIM, esqueceu-se d ePinhal Alto, pronunciando-se somente o primeiro nome. De fato, quando o distrito se tornou municipio, a existência de um já denominado São Valentim fez com que o termo "sul" fizesse parte da nomeação da nova cidade. 
( Livro São Valentim do Sul Passado e Presente - Por Fabiano Filippi Chiella e Luciane Sberse-2006)
BEM VINDOS A SÃO VALENTIM DO SUL.